faltam 28 dias

Lista prévia de jurados do caso Kiss é sorteada em Porto Alegre

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Nichele (TJRS/Divulgação)

O primeiro sorteio dos jurados que deverão participar do júri do caso Kiss foi realizado na tarde desta quarta-feira. O ato ocorreu na sala de audiências do 2º Juizado da 1ª Vara do Júri da Capital, no Foro Central I.

Saiba como será a disposição de lugares para júri do Caso Kiss

Conduzido pelo juiz de Direito Orlando Faccini Neto, que presidirá o Tribunal do Júri, o sorteio teve acompanhamento por representantes do Ministério Público e réus, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS). Apenas a defesa do réu Mauro Londero Hoffmann não compareceu.

style="width: 25%; float: right;" data-filename="retriever">

Foram sorteados 150 nomes para compor a lista prévia. Haverá ainda a realização de mais dois sorteios suplementares, nos dias 17 e 24 de novembro, ambos às 15 horas, no mesmo local. O objetivo é garantir que no dia do julgamento haja quórum suficiente para compor o Conselho de Sentença, integrado por sete jurados.

Caso Kiss: daqui a um mês, o julgamento mais importante da história do Rio Grande do Sul

O JÚRI
No dia do julgamento, os sorteados deverão comparecer ao Foro Central I. Dessa lista, serão escolhidos por meio de novo sorteio 25 nomes, dentre os quais, sete serão indicados para integrar o Conselho de Sentença do Tribunal do Júri.

Os jurados são os representantes da sociedade que decidem sobre o caso em análise. O voto é secreto e a sua decisão é soberana.

O CASO
O incêndio ocorreu em 27 de janeiro de 2013,em Santa Maria. Morreram 242 pessoas e outras 636 ficaram feridas. O julgamento do processo foi transferido para a Comarca da Capital, por decisão da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Inicialmente, o desaforamento foi concedido a três dos quatro réus - Elissandro Spohr, Mauro Hoffmann e Marcelo de Jesus. Luciano Bonilha Leão foi o único que não manifestou interesse na troca (o julgamento chegou a ser marcado em Santa Maria) mas, após o pedido do Ministério Público, o TJRS determinou que ele se juntasse aos demais.

No processo criminal, os empresários e sócios da Kiss, Elissandro e Mauro, e os integrantes da Banda Gurizada Fandangueira, o músico Marcelo, e o roadie (encarregado pela troca de instrumentos) Luciano , respondem por homicídio simples (242 vezes consumado, pelo número de mortos; e 636 vezes tentado, número de feridos).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: campanha de Natal do Diário começa com adoção de cartinhas neste sábado

Próximo

VÍDEO: com cratera, Presidente Vargas tem desvios no trânsito

Geral